
Uruaçu
91 anos
História de Uruaçu - GO
A história de Uruaçu começou na fazenda Passa Três, adquirida pela família Fernandes, em 1910, tendo como patriarca e chefe o Coronel Gaspar Fernandes de Carvalho, que resolveu comprar uma fazenda que comportasse toda sua família, parentes e aderentes. Por sua localização, atraiu rapidamente numerosas famílias das regiões vizinhas. Em 1913, Coronel Gaspar iniciou a construção da Capela de Sant’Ana e doou-lhe área de terras para formação do Povoado que também foi chamado de Sant’Ana, em homenagem à santa de devoção da família do fundador. No ano de 1931, Sant’Ana alcançou emancipação político-administrativa.
O Primeiro Bispo da Diocese de Uruaçu foi Dom Francisco Prada Carrera, nomeado com a criação da Diocese de Uruaçu, em 26 de março de 1956.
A partir de 1953, o Povoado de Santana recebeu o nome de Uruaçu, que em tupi-guarani significa pássaro grande. Nos últimos anos da década de 1950, Uruaçu teve desenvolvimento em todos os setores, em consequência da inauguração da rodovia Belém-Brasília, BR-153.
Atualmente Uruaçu é o berço da cultura goiana com suas dezenas de folias, grupos de danças quilombolas, ciganas e indígenas. Muitos escritores, artistas plásticos e artesãos registram as belezas da antiga Santana. A cidade cresceu economicamente e hoje é um polo comercial no Centro-Norte de Goiás. Pessoas de toda a região vêm aproveitar nossa gastronomia, comercio varejista e curtir o fim de semana às margens do Lago Serra da Mesa.
A cidade de Uruaçu encontra-se às margens da BR-153, a 280 quilômetros de Goiânia e a 270 quilômetros de Brasília. Sua área territorial é de 2.150 quilômetros quadrados. Na zona rural do município, fica localizado o entroncamento entre a BR-153 e a BR-080, que são duas das mais importantes rodovias federais do país. Fica centralizada no Centro-Norte com amplo acesso para todas as cidades da região.
Uruaçu, além de possuir um povo acolhedor e hospitaleiro, é o centro da Ferrovia Norte Sul, possui atrativos turísticos como o Lago Serra da Mesa, vários rios e cachoeiras, trilhas, museus e praças. Outro atrativo é o Memorial Serra da Mesa, considerado um patrimônio nacional.